Posted by : Artur domingo, 2 de junho de 2013

Chernobil,1 Chernóbil,2 Chernobyl[carece de fontes] Tchernobil3 (apenas em português brasileiro) ou Tchernóbil2 (apenas em português brasileiro)(em ucraniano Чорнобиль, transl. Tchornobil') é uma cidade fantasma localizada no norte da Ucrânia, perto da fronteira com a Bielorrússia.
Em meados da década de 1970, foi construída pela União Soviética uma central nuclear no noroeste da cidade. Entretanto, essa cidade não era a residência dos trabalhadores da usina. Quando a usina estava em construção, Pripyat, uma cidade maior e mais perto da usina, foi planejada e construída como residência para os trabalhadores.
Em 26 de abril de 1986 ocorreu o acidente nuclear de Chernobil. Um reator da central de Chernobil teve problemas técnicos e liberou uma nuvem radioativa contaminando pessoas, animais e o meio ambiente de uma vasta extensão de terras.

Índice

  [esconder

Etimologia [editar]

A palavra Chernobyl pode ter surgido a partir da união das palavras чорний (preto) e билля (grama ou folhas), portanto, pode significar grama preta ou folhas pretas.[carece de fontes] Há também especulações de que o nome da cidade tenha derivado da planta Artemisia vulgaris.4

Chernobilite [editar]

Chernobilite é o nome descrito por duas fontes de mídia5 6 para formações cristalinas altamente radioativas e incomuns encontradas na usina nuclear de Chernobil após a explosão. Foi descoberto devido ao acidente nuclear de Chernobil.7 8 9

Medidas de descontaminação [editar]

Um café abandonado em Chernobil
Uma espécie de "caixão" de betão (concreto), aço e chumbo foi construída sobre o reator que explodiu, a fim de isolar o material radioativo que ali se concentra. O combustível nuclear chega a 200 toneladas de núcleo do reator e uma espécie de magma radioativo.
Mesmo assim, não foi possível a reocupação de todas as áreas que foram contaminadas. (Pivovarov & Mikhalev 2004). Cinco milhões de hectares de terras foram inutilizados, e houve contaminação significativa de florestas.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Welcome to My Blog

os mais populares

Blogger templates

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Destaque -Robotic Notes- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -